Dia Mundial da água: qual a relação entre moda e consumo de água?

Um ditado popularizado na China, comenta que “se você quer saber a cor da moda nesta estação, basta olhar para o rio”. Isso porque a poluição gerada pelo tingimento dos tecidos era tão intensa, que os vestígios eram facilmente observados na água. Mas afinal, qual a relação entre moda e consumo de água?

Hoje, dia 22 de março é o dia mundial da água e cá estamos para lembrar que essa tal da moda também tem impactado a água, e é nossa responsabilidade pensar sobre isso. Afinal de conta, todos nós bebemos água. E usamos roupas, certo? Opa, então esse texto vai falar sobre algo que te interessa, vem com a gente.

Segundo dados divulgados pelo The Guardian, estima-se que 17 a 20% da poluição da água industrial venha do tingimento e tratamento têxtil. Sim, a indústria da moda é a segunda maior consumidora de água do mundo! Mas se é do Brasil que você quer falar, estamos em 4º lugar na lista de produtores e consumidores de jeans.

Mas por que devemos nos preocupar com a produção de jeans?

Durante todo o ciclo de vida de uma única calça jeans, estima-se que cerca de 5.196L de água são consumidos. Uma pesquisa de 2013 informou que o brasileiro compra cerca de 7 calças jeans por ano (!) e aí basta fazer uma conta simples de multiplicação para saber que o resultado é uma pegada hídrica que deixa o planeta no vermelho. 

Consumo de água da calça jeans

Infográfico Movimento A Moda Pela Água analisa o ciclo de vida de vida de uma calça jeans a partir do consumo de água.

Calma, não estamos aqui apenas como portadoras das más notícias, viu? Acreditamos sim na possibilidade de mudanças e que existem ótimas práticas em curso para falarmos de uma moda que não só olha para o planeta, como entende como sua missão defendê-lo. 

Para mudar a relação entre moda e consumo de água

O Movimento Moda Pela Água é um desses casos que tenta tornar mais saudável a relação entre moda e consumo de água. Criado pelo portal Ecoera, o Movimento desenvolve pesquisas, informações e conteúdos que já exercitam uma moda que cuida da nossa água. 

Além do Movimento, dá sim para se vestir de uma forma mais consiente, reduzindo a pegada hídrica sem deixar de experimentar novas opções de peças de roupas. Faz essa conta aqui com a gente: deixando de comprar essas 7 calças jeans durante 1 ano, para experimentar muuuitas outras opções na Roupateca, estamos falando de uma economia de aproximadamente 36.196L de água! Viu só? Os lookinhos seguem em movimento e você deixa de fazer parte de um ciclo de alto consumo e poluição de água.

Descubra como fazer parte desta comunidade que também está cuidando da água!

Deixe um comentário