5 razões para comemorar o dia do artesanato com a Roupateca

Neste dia 19/3, comemoramos o Dia do Artesanato. Não poderíamos deixar de celebrar essa prática que conversa tanto com a moda que acreditamos! Agora para pra pensar porquê:

Indo na contramão de uma confecção em massa e veloz por definição, o artesanato faz as pazes com o tempo! A peça que você vai usar para vestir, calçar ou decorar, foi produzida em um outro ritmo e é única no mundo! 

Longe da produtividade das máquinas, o artesanato olha para as possibilidades dos materiais, design e acabamento.  Sendo assim, oferece peças que valem mais do que a perfeição inventada, pois traduz histórias intrínsecas sobre o tempo e sobre as mãos dos artesãos que as criaram.

Citação sobre artesanato Catarina Mina

Na imagem se lê a frase de Celina Hissa, da marca Catarina Mina: “O artesanato ensinou pra gente tanta lição de coletividade, de generosidade umas com as outras, de respeito”

Essa frase é da Catarina Mina, um lembrete do saber coletivo que é compartilhado no trabalho artesanal. E melhor ainda: vem diretamente de uma marca parceira do acervo Roupateca, que vê nos artesãos o ponto central das bolsas de crochê que criam.

Como apoiar artesãos e artesãs no dia do artesanato?

A Catarina Mina não é a única marca que trabalha com artesanato no nosso acervo não, viu? Dá uma olhada nas 5 razões pelas quais o artesanato deve ser cada vez mais incentivado, a partir das práticas realizadas por outras iniciativas presentes na nossa curadoria:

Dia do artesanato: Catarina mina

Descrição de qualidade da peça artesanal a partir da bolsa Catarina Mina

 

 

Produtos artesanais são feitos em menor quantidade, então focam mais no cuidado com a qualidade e durabilidade da peça.

 

 

 

 

Descrição marca Naisha Cardoso

Descrição de qualidade da peça artesanal a partir do brinco Naisha Cardoso Atelier

 

 

 

Longe da monotonia fria das peças produzidas em escala, o artesanato já vem rodeado do ritmo de quem o produziu.

 

 

 

 

Descrição marca Da Tribu

Descrição de qualidade da peça artesanal a partir da pulseira Da Tribu

 

 

 

É comum pequenos empreendedores trabalharem junto aos artesãos, focando em sua capacitação e independência financeira e criativa. 

 

 

Descrição marca Flavia Aranha

Descrição de qualidade da peça artesanal a partir da roupa Flavia Aranha

 

 

 

Desde matérias primas naturais até as etapas de confecção, marcas que investem em processos  artesanais usualmente estão mais disponíveis para atuar em práticas mais sustentáveis e menos industriais também!

 

 

Descrição marca Mai & Mai

Descrição de qualidade da peça artesanal a partir da roupa Mai & Mai

 

 

Sabemos que quem “paga o preço” da peça baratinha vendida no fast fashion são os trabalhadores que fizeram a peça, né? Em contrapartida, muitas vezes as marcas pequenas contam com artesãos, investindo em produzir menos e em oferecer condições de trabalhos mais dignas a toda sua cadeia produtiva.

 

 

 

Todas essas marcas você encontra na curadoria de peças da Roupateca! Conheça nosso acervo

Deixe um comentário